ABAR, C.. A Mediação Semiótica na Gênese Instrumental: Um Estudo da Transformação de Artefatos em Instrumento. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito-MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito-MS: LADIMA, 2016.
AGUIAR, M.; RICARDO, E. C.. Percurso do Ensino de Álgebra no Ensino Fundamental: Uma Análise a partir da Teoria Antropológica do Didático. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito-MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito-MS: LADIMA, 2016.
ALENCAR, E. S.. Utilização dos Teóricos Shulman e Vergnaud por Pesquisas Brasileiras em uma Metassíntese Qualitativa. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito-MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito-MS: LADIMA, 2016.
ALMEIDA, C. M. C.; FARIAS, L. M. S.. Uma Análise do Conceito de Probabilidade nos Livros Didáticos do Ensino Médio a Luz da Teoria Antropológica do Didático. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito-MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito-MS: LADIMA, 2016.
ALMEIDA, F. E. L.; LIMA, A. P. A. B.. As Organizações Matemáticas Pontuais para o Ensino das Equações do Segundo Grau. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito-MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito-MS: LADIMA, 2016.
ARAÚJO, N. S. R.; PAVANELLO, R. M.. A Contribuição dos Registros de Representação Semiótica para a Resolução de Problemas. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito-MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito-MS: LADIMA, 2016.
ASSIS, C. F. C.. A Gênese Documental na Formação de Professores de Matemática: Interações entre o Livro Didático e a Geometria Dinâmica. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito-MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito-MS: LADIMA, 2016.
BARBOSA, E. J. T.; LIMA, A. P. A.. Os Topos Esperados para os Professores em Documentos Oficiais da Região Nordeste: Uma Análise sob a Ótica da Teoria Antropológica Do Didático. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito-MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito-MS: LADIMA, 2016.
BARROS, A. L. S.. Um Estudo Da Ecologia Das Grandezas No Ensino De Topografia: O Caso do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito-MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito-MS: LADIMA, 2016.
BIANCHINI, B. L.; MACHADO, S. D. A.. Pesquisas Publicadas nos Últimos Dez Anos da Revista Educação Matemática Pesquisa Embasadas na Teoria de Brousseau. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito-MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito-MS: LADIMA, 2016.
CAMPOS, M. A.; FARIAS, L. M. S.; MAGINA, S.. A Produção de Significados para a Álgebra do Ensino Fundamental: Análise de uma Sequência Didática. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito-MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito-MS: LADIMA, 2016.
CARGNIN, C.. A Exploração Computacional e o Ensino de Trigonometria. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito-MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito-MS: LADIMA, 2016.
CARVALHO, E. F.; FARIAS, L. M. S.. Estudo Das Funções Quadráticas: Análise das Condições e Restrições Institucionais. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito-MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito-MS: LADIMA, 2016.
CAVALCANTE, J. L.; LIMA, A. P. A. B.; ANDRADE, V. L. V. X.. Teoria Antropológica do Didático: Reflexões sobre suas Bases Epistemológicas e Antropológicas. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito-MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito-MS: LADIMA, 2016.
CAVALCANTI, D.; LIMA, A P. A. B.; MENEZES, M. B.. A Noção de Relação ao Saber: A Abordagem Antropológica Desenvolvida por Yves Chevallard. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito-MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito-MS: LADIMA, 2016.
CAVALCANTI, J. F. H.. Didática da Matemática: Contribuição a Aprendizagem de Circuitos Elétricos. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito-MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito-MS: LADIMA, 2016.
CHIRONE, A. R. R.; ASSUNÇÃO, J. A; MENDOZA, J H G.. Análise da Avaliação Formativa da Atividade de Situações Problema de Equações do 1º grau. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito-MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito-MS: LADIMA, 2016.
DEIXA, G.. Análise da Produção Escrita dos Alunos em Exame de Matemática da 10ª Classe. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito-MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito-MS: LADIMA, 2016.
DELPRATO, M. F.; CUEVAS, N. G.; GIMÉNEZ, A. D.. Estudio de Procesos Didácticos Singulares en Educación de Jóvenes y Adultos Mediante Aportes de la Teoría Antropológica de lo Didáctico. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito-MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito-MS: LADIMA, 2016.
FARIAS, E. S.; FUNATO, R. L.; CATTAI, A. P.. Análise de Elementos Institucionais Visando a Prototipagem Rápida na Impressora 3d para o Ensino e Aprendizagem de Integrais Múltiplas. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito-MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito-MS: LADIMA, 2016.
FERREIRA, L. F. D.; BELLEMAIN, P. M. B.. A Aprendizagem e o Ensino das Grandezas Geométricas no 6º Ano: Quais as Raízes dos Entraves Enfrentados pelos Alunos? In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito-MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito-MS: LADIMA, 2016.
FIGUEROA, T. P.; ALMOULOUD, S. A.. Pesquisa sobre a Viabilidade da Proposta de uma Atividade Baseada em um Processo de Criação do Aluno (Apca). In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito-MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito-MS: LADIMA, 2016.
FREITAS, M. V. C.; BITTAR, M.. O Ensino de Volume dos Sólidos Geométricos em Livros Didáticos do Ensino Médio sob a Ótica da TAD. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito-MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito-MS: LADIMA, 2016.
HENRIQUES, A.. Análise Institucional & Sequência Didática como Metodologia de Pesquisa. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito-MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito-MS: LADIMA, 2016.
IGLIORI, S. B. C.; ALMEIDA, M. V.. Um Documento para o Ensino do Conceito de Limite de Sequência Real. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito-MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito-MS: LADIMA, 2016.
IGNÁCIO, R. S.; PIETROPAOLO, R. C.. Livros Didáticos Digitais: Aspectos Avaliativos em Orquestração Instrumental. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito-MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito-MS: LADIMA, 2016.
JESUS, G. B.. Construções Geométricas em Livros de Didáticos para Ensino Fundamental: Uma Investigação com Base na Teoria Antropológica do Didático. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito-MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito-MS: LADIMA, 2016.
JUNIOR, L. M. S.; ASSIS, C. F. C.. O Desenvolvimento do Pensamento Algébrico e das Relações Funcionais com Uso de Padrões Matemáticos: Uma Compreensão à Luz da Teoria das Situações Didáticas. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito-MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito-MS: LADIMA, 2016.
LESSA, L. F. C. F.. A Incompletude Institucional em Torno do Tema Área das Figuras Planas no 6° Ano do Ensino Fundamental. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito-MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito-MS: LADIMA, 2016.
LIMA, I.; TRGALOVÁ, J.. O Trabalho Coletivo Desenvolvido por Professores Franceses sobre o Ensino de Simetria Axial. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito-MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito-MS: LADIMA, 2016.
LIMA, R. G. A.; FREITAS, J. L. M.. Aspectos da Construção de Conhecimentos de Combinatória de Alunos de um Curso de Licenciatura em Matemática. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito-MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito-MS: LADIMA, 2016.
LUCENA, R.; GITIRANA, V.; TROUCHE, L.. Teoria da Orquestração Instrumental: Um Olhar para a Formação Docente. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito-MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito-MS: LADIMA, 2016.
MACEDO, A. D. R.; BELLEMAIN, P. M. B.. Jugyokenkyuu: Contribuição À Formação De Professores De Matemática. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito-MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito-MS: LADIMA, 2016.
MIOLA, A. F. S.; SANTOS, J. W.; ALENCAR, E. S.. Uma Análise Sobre o Tema Derivada em Livros de Cálculo e Análise na Perspectiva das Organizações Didáticas Clássicas, Empíricas e Construtivistas. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito-MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito-MS: LADIMA, 2016.
MORAIS, M. D.. Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito-MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito-MS: LADIMA, 2016.
MORAN, M.. A Influência dos Diferentes Registros Figurais nos Tratamentos de Figuras e Mobilizações em Problemas de Geometria. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito-MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito-MS: LADIMA, 2016.
MUNIZ, C. A.. As Crianças que Calculavam: O Ser Matemático como Sujeito Produtor de Sentidos Subjetivos na Aprendizagem. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito-MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito-MS: LADIMA, 2016.
MUNIZ, C. A.; DÖRR, R. C; NEVES, R. S. P.. Operações Algébricas e Funções como Obstáculos à Aprendizagem no Cálculo. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito-MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito-MS: LADIMA, 2016.
NOLETO, C. A. S.; MUNIZ, C. A.. A Construção do Número pela Criança com Deficiência Intelectual. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito-MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito-MS: LADIMA, 2016.
OLIVEIRA, R.; MUNIZ, C. A.. A Matemática como Saber Docente: Relações entre o Aprender e o Ensinar. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito-MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito-MS: LADIMA, 2016.
PAIVA, M. A. V.; PEREIRA, R. C.. Análise da Transposição Didática do Conceito de Divisibilidade em uma Turma do 6º Ano do Ensino Fundamental. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito-MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito-MS: LADIMA, 2016.
PEREIRA, J. W.; GITIRANA, V.. Configurações Didáticas na Educação a Distância: Um Olhar Sobre os Recursos Mobilizados por um Professor Executor. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito-MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito-MS: LADIMA, 2016.
RODRIGUES, R. F.; SANTOS, M. C.; MENEZES, M. B.. Percurso de Estudo e Pesquisa: Um Dispositivo Didático para o Ensino e Aprendizagem da Matemática. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito-MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito-MS: LADIMA, 2016.
ROSA, R. X.; KATO, L. A.. Resolução de Problemas de Área e Perímetro por Alunos do Ensino Fundamental de uma Escola do Campo. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito-MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito-MS: LADIMA, 2016.
SALES, A.; SILVA, D. R. R.; CARVALHO, S. F.. O Estudo da Fração na Educação Básica: A Transposição Didática de um Saber. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito-MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito-MS: LADIMA, 2016.
SANTANA, G. F. N.. Sequência de Atividades para Construção do Conceito de Condição de Existência de um Triângulo. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito-MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito-MS: LADIMA, 2016.
SANTANA, W. M. G.; SILVA, A. R. M.. O Uso Dos Poliminós para o Ensino de Área e Perímetro: Uma Proposta para o 6º Ano do Ensino Fundamental. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito-MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito-MS: LADIMA, 2016.
SANTOS, M. R.. A Condução do Estudo de Área de Figuras Planas por um Professor de Matemática do 6º Ano do Ensino Fundamental. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito-MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito-MS: LADIMA, 2016.
TIBURCIO, R.; BELLEMAIN, F.. Processo de Desenvolvimento de Software Educativo: Análise Teórica e Experimental com Recurso a Teoria da Orquestração Instrumental. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito-MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito-MS: LADIMA, 2016.
SILVA, A. D. P. R.; BELLEMAIN, P. M.. Análise de uma Tarefa de Produção de Superfície nos Ambientes Papel e Lápis, Materiais Manipulativos e no Apprenti Géomètre 2. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito-MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito-MS: LADIMA, 2016.
SILVA, A. R. M.; BELLEMAIN, P. M. B.. Bingo Dos Números Racionais: Uma Análise a Priori das Representações Mobilizadas por Fichas de Chamada. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito-MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito-MS: LADIMA, 2016.
SILVA, C. V.; ALMOULOUD, S. A.. A Engenharia Didática Aliada ao Conceito de Reflexão sobre a Prática numa Investigação sobre a Formação de Professores. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito-MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito-MS: LADIMA, 2016.
SILVA, F. B. A.; GONTIJO, C. H.. Trabalho Pedagógico e Criatividade em Matemática: a partir de uma Prática Docente no 4°Ano dos Anos Iniciais. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito-MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito-MS: LADIMA, 2016.
SILVA, R. C. M.. Situações Didáticas Integradas as Tendências em Educação Matemática: A Malamática para Auxiliar a Aritmética Básica. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito-MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito-MS: LADIMA, 2016.
SIQUEIRA, J. E. M.; BELLEMAIN, F.. Contribuições de Duas Teorias Didáticas na Concepção de um Aplicativo Ad Hoc. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito-MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito-MS: LADIMA, 2016.
SOUZA, E. S.; FARIAS, L. M. S.. Análise de uma Proposta de Engenharia Didática para Integração de Tecnologias no Ensino e Aprendizagem de Funções Seno e Cosseno: Uma Análise Preliminar. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito-MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito-MS: LADIMA, 2016.
SOUZA, L. S. S.; SANTOS, M. C.; ACIOLY-RÉGNIER, N. M.. Estudo Exploratório da Interface Didática da Relação ao Saber Matemático dos Professores do Ensino Fundamental. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito-MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito-MS: LADIMA, 2016.
ZANELLA, M. S.; KATO, L. A.. Competências do Campo Conceitual Multiplicativo Mobilizadas na Realização de uma Tarefa de Modelagem Matemática. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito-MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito-MS: LADIMA, 2016.
ZANQUETTA, M. E. M. T.; NOGUEIRA, C. M. I.; REZENDE, V.. Ensino e Aprendizagem do Sistema de Numeração Decimal para Surdos: Uma Investigação à Luz da Teoria dos Campos Conceituais. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito-MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito-MS: LADIMA, 2016.
ZEN, S.; YAMANAKA, O.; VITALINO, J.. Uma Proposta de Articulação Didática entre Teoria e Prática: Nivelamento de Matemática. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito-MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito-MS: LADIMA, 2016.