QUEIROZ, P. C. Uma proposta para o Ensino de Função articulando as linguagens algébrica e geométrica. 2014. 158f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2014.

Título: Uma proposta para o Ensino de Função articulando as linguagens algébrica e geométrica 

Data da defesa: 25/04/2014

Autor: Pablo Carcheski de Queiroz

Orientador: Profa. Dra. Marilena Bittar

RESUMO

Esta pesquisa teve por objetivo investigar o processo de aprendizagem de função por alunos do 9º ano do ensino fundamental por meio de situações didáticas que permitem a articulação entre a álgebra e a geometria analítica. Para tanto elaboramos uma sequência didática, nos moldes da Engenharia Didática, pautada em resultados de estudos de documentos e de pesquisas que fornecem um panorama do ensino e das dificuldades na aprendizagem do conceito de função, bem como possibilidades de superação dessas. Esses documentos compõem, juntamente com a Teoria das Situações Didáticas e a Teoria de Registros de Representação Semiótica, o nosso referencial teórico. A aplicação dessa sequência didática foi realizada em uma escola pública da rede municipal de Campo Grande/MS. Constatamos que as situações propostas e a mobilização de diferentes representações para o conceito possibilitaram a esses alunos observar a variação entre grandezas e a relação entre elas para construir diferentes estratégias de resolução, o que contribuiu tanto para a mobilização quanto para a construção de conceitos.

Palavras-chave: Engenharia Didática; Registros de Representação Semiótica; Situações Adidáticas; Aprendizagem.

 
CLIQUE PARA ABRIR A DISSERTAÇÃO

Voltar ao topo