OLIVEIRA, S. G. S. Um estudo das argumentações produzidas por alunos do oitavo ano em atividades de construções geométricas envolvendo pontos notáveis do triângulo. 2009. 186f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2009.

Título: Um estudo das argumentações produzidas por alunos do oitavo ano em atividades de construções geométricas envolvendo pontos notáveis do triângulo

Data da defesa: 10/09/2009

Autor:  Susilene Garcia da Silva Oliveira

Orientador: Profa. Dra. Marilena Bittar

RESUMO

O objetivo dessa pesquisa foi acompanhar a evolução das argumentações que aparecem nas validações de atividades envolvendo Construções Geométricas. Preparamos uma sequência didática com atividades de construções envolvendo pontos notáveis do triângulo onde os alunos poderiam justificar essas construções ou os procedimentos utilizados apresentando argumentações. Essas argumentações são estudadas segundo a Tipologia de Provas que se dividem em: empirismo ingênuo, experiência crucial, exemplo genérico e experiência mental. As atividades de construção geométrica se inspiraram na Teoria das Situações Didáticas sendo organizadas pela Engenharia Didática. Acompanhamos 08 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada do município de Aquidauana/MS. Os resultados alcançados nos levam a acreditar que atividades de Construções Geométricas podem constituir um meio propício para a produção e evolução de argumentações dos alunos. Entretanto, as situações propostas não foram suficientes para que todos os alunos evoluíssem dentro dos níveis de prova como esperado, utilizando a linguagem escrita adequada e libertando-se de elementos gráficos, ou seja, desenhos e construções.

Palavras-chave:

CLIQUE PARA ABRIR A DISSERTAÇÃO

 

Voltar ao topo