MELO, M. S. A. A articulação entre o ensino de polígonos e de poliedros em uma coleção de livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2015. 114f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2015.

Título: A articulação entre o ensino de polígonos e de poliedros em uma coleção de livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Data da defesa: 27/02/2015

Autor: Márcia Santos Almeida Melo

Orientador: Profa. Dra. Marilena Bittar

RESUMO

O objetivo desta pesquisa foi investigar a abordagem do ensino de polígonos e figuras espaciais formadas por polígonos proposta em uma coleção de livros didáticos dos anos iniciais do ensino fundamental aprovada no Programa Nacional do Livro Didático – PNLD, de 2013. Para alcançar esse objetivo adotamos como referencial teórico e metodológico a Teoria Antropológica do Didático – TAD, desenvolvida por Chevallard (1999) que permite identificar e analisar as organizações matemáticas e didáticas apresentadas por essa coleção e, consequentemente, caracterizar que Matemática é proposta e como a mesma é proposta. A análise da praxeologia matemática foi realizada a partir da classificação dos tipos de tarefas propostos nessa coleção, e da identificação de técnicas que podem ser utilizadas nas resoluções dos mesmos. A análise praxeológica didática foi realizada por meio do estudo dos momentos, também propostos por Chevallard (1999). A evolução das praxeologias identificadas ao longo da coleção mostra que o autor parte do intuitivo, haja vista o predomínio de tipos de tarefas que identificam e classificam sólidos geométricos, bem como a exploração dos aspectos dos sólidos que rolam ou não rolam. O trabalho com tais tipos de tarefas foi fundamental para a sistematização das ideias acerca dos sólidos. Os resultados mostram que há articulação entre o ensino de polígonos e poliedros e que essa articulação parte dos poliedros, buscando a apropriação acerca das características deste e estabelecendoas com os polígonos.

Palavras-chave: Praxeologia didática; Praxeologia matemática; PNLD; Ensino Fundamental.

CLIQUE PARA ABRIR A DISSERTAÇÃO

Voltar ao topo