FREITAS, M. V. C. Um Estudo sobre Volume de Sólidos Geométricos em uma Coleção de livros didáticos do Ensino Médio. 2015. 133f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2015.

Título:Um Estudo sobre Volume de Sólidos Geométricos em uma Coleção de livros didáticos do Ensino Médio

Data da defesa: 20/02/2015

Autor: Maxlei Vinicius Cândido de Freitas

Orientador: Profa. Dra. Marilena Bittar

RESUMO

A presente pesquisa tem por objetivo caracterizar o ensino de volume de sólidos geométricos em livros didáticos do ensino médio aprovados pelo PNLD/2012. Para tanto, foram escolhidas as quatro coleções mais adotadas pelas escolas públicas brasileiras, em especial aos capítulos que priorizam o estudo do conteúdo em questão, entretanto, dando mais ênfase à coleção mais adotada. A análise foi realizada sob a ótica da organização praxeológica, tomando como referencial teórico e metodológico a Teoria Antropológica do Didático, o que nos permitiu identificar e analisar os conceitos, procedimentos e algoritmos do ensino investigados. Os resultados deste estudo evidenciaram, entre outras características, a valorização pelo ensino e prática de técnicas de resolução, a construção do bloco tecnológico-teórico, visto que todos os capítulos iniciam-se com a demonstração da fórmula do volume de um sólido conhecido, a institucionalização dos algoritmos usuais nos cálculos de volume, e a relação entre os sólidos trabalhados em um capítulo com outros já abordados. No que tange o princípio de Cavalieri, foi observado que essa ferramenta, apesar de ser tomada como ponto de partida para a construção das fórmulas de volume nas quatro coleções, nem sempre é abordada de maneira correta.

Palavras-chave: Sólidos Geométricos; Organização Matemática e Organização Didática; Livros Didáticos. Princípio de Cavalieri.

CLIQUE PARA ABRIR A DISSERTAÇÃO

Voltar ao topo