ANJOS, D. R. K. Uma análise praxeológica das operações de adição e subtração de números naturais em uma coleção de livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2014. 142f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2014.

Título: Uma análise praxeológica das operações de adição e subtração de números naturais em uma coleção de livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Data da defesa: 25/04/2014

Autor: Danielly Regina Kaspary dos Anjos

Orientador: Profa. Dra. Marilena Bittar

RESUMO

Esta pesquisa tem como objetivo caracterizar o ensino das operações de adição e subtração dos números naturais em uma coleção de livros didáticos aprovada pelo PNLD/2013. Para tanto, voltamo-nos para a coleção vigente mais adotada no país que contempla os cinco primeiros anos escolares, quando se prioriza o estudo do conteúdo em questão. A análise é realizada sob a ótica da organização praxeológica, tomando como referencial teórico e metodológico a Teoria Antropológica do Didático, que nos oportuniza desvelar aspectos matemáticos e didáticos do ensino investigado. Esse trabalho se fundamenta também em estudos sobre as estruturas aditivas desenvolvidos pelo viés da Teoria dos Campos Conceituais. As análises realizadas evidenciam, entre outras características, a valorização pelo ensino e prática de técnicas de resolução, o processo pela busca da institucionalização dos algoritmos usuais das operações de adição e subtração e o abandono, nesse cenário, de alguns ostensivos em virtude de outros que se mostram mais abrangentes para responder as tarefas propostas e mais econômicos no que tange seu caráter instrumental na atividade matemática.

Palavras-chave: Campo Aditivo. Estruturas Aditivas de Base; Organização Matemática e Organização Didática; Valência Instrumental; Anos iniciais.

CLIQUE PARA ABRIR A DISSERTAÇÃO

Voltar ao topo