Título: Uma análise praxeológica das operações de adição e subtração de números naturais em uma coleção de livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Data da defesa: 25/04/2014
Autor: Danielly Regina Kaspary dos Anjos
Orientador: Profa. Dra. Marilena Bittar
RESUMO
Esta pesquisa tem como objetivo caracterizar o ensino das operações de adição e subtração dos números naturais em uma coleção de livros didáticos aprovada pelo PNLD/2013. Para tanto, voltamo-nos para a coleção vigente mais adotada no país que contempla os cinco primeiros anos escolares, quando se prioriza o estudo do conteúdo em questão. A análise é realizada sob a ótica da organização praxeológica, tomando como referencial teórico e metodológico a Teoria Antropológica do Didático, que nos oportuniza desvelar aspectos matemáticos e didáticos do ensino investigado. Esse trabalho se fundamenta também em estudos sobre as estruturas aditivas desenvolvidos pelo viés da Teoria dos Campos Conceituais. As análises realizadas evidenciam, entre outras características, a valorização pelo ensino e prática de técnicas de resolução, o processo pela busca da institucionalização dos algoritmos usuais das operações de adição e subtração e o abandono, nesse cenário, de alguns ostensivos em virtude de outros que se mostram mais abrangentes para responder as tarefas propostas e mais econômicos no que tange seu caráter instrumental na atividade matemática.
Palavras-chave: Campo Aditivo. Estruturas Aditivas de Base; Organização Matemática e Organização Didática; Valência Instrumental; Anos iniciais.