Histórico

O Grupo DDMat – Grupo de Estudos em Didática da Matemática, criado no ano de 2013, surge a partir do encontro proposto pela professora Doutora Marilena Bittar e pelo professor Doutor José Luiz Magalhães de Freitas do Instituto de Matemática (INMA) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com o intuito de promover a reestruturação do grupo GEEMA – Grupo de Estudos em Educação Matemática, criado em 1999. O referido grupo, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, desenvolvia atividades de pesquisa e extensão relacionadas ao Ensino e à Aprendizagem da Matemática. Os trabalhos realizados pelos membros do GEEMA estavam relacionados às seguintes linhas de pesquisa:Estudo de concepções em álgebra; Ensino e Aprendizagem da Matemática;Formação de Professores que ensinam Matemática; O uso de tecnologia no ensino de Matemática. Como resultados das atividades deste grupo foram redigidos vários artigos com publicação em periódicos e em anais de congressos nacionais e internacionais. Com o passar dos anos, a maturidade e o aumento de participantes, foram fundados outros grupos de estudo e o GEEMA precisava de novo direcionamento. Além disso, sentia-se falta de um espaço para discussão sobre teorias originárias da linha francesa da Educação Matemática, uma vez que alguns pesquisadores atuam diretamente com esse referencial e têm orientado pesquisas nessa área. Dessa forma, decidiu-se pela criação do DDMat que tem como foco o estudo de teorias como: Teoria das Situações Didáticas, Teoria Antropológica do Didático, Teoria dos Campos Conceituais, Teoria de Registros de Representação Semiótica e Engenharia Didática.

Voltar ao topo