SOUZA, N. F. Contextualização no ensino da Matemática: Análise de uma coleção de livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental. 2014. 107f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2014.

Título: Contextualização no ensino da Matemática: Análise de uma coleção de livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental 

Data da defesa: 28/04/2014

Autor: Naiara Fonseca de Souza

Orientador: Profa. Dra. Marilena Bittar

RESUMO

O ensino da Matemática tem nos inquietado em dois aspectos, o primeiro deles é o fato de a contextualização ter sido proposta de modo a estabelecer relações com situações do cotidiano do aluno. O segundo é, por um lado, a ênfase dada ao ensino da Álgebra e por outro lado os resultados indesejáveis no que diz respeito à aprendizagem dos alunos nesse campo matemático. Diante dessa realidade desenvolvemos uma pesquisa com o objetivo de Caracterizar a contextualização da introdução da Álgebra em livros didáticos destinados ao 7º ano do ensino fundamental. Para tanto nos pautamos na Teoria Antropológica do Didático (TAD), desenvolvida por Chevallard, mais especificamente no bloco prático-técnico, que compreende os tipos de tarefas e técnicas, e nos momentos que compõem a Organização Didática, que nos auxiliam na identificação das contextualizações propostas no âmbito dos livros em questão. Nessa pesquisa a TAD é utilizada para compreender como uma estratégia metodológica – a contextualização – é utilizada no ensino de Álgebra e nossas análises nos permitiram concluir que a maioria das situações desse tipo parecem ser artificiais. Além disso, as contextualizações mais frequentes são referentes aos contextos matemáticos e às práticas sociais, sendo constantemente usadas para a introdução de conceitos matemáticos.

Palavras-chave: Organização matemática; Organização didática; Contexto.

CLIQUE PARA ABRIR A DISSERTAÇÃO

Voltar ao topo