SILVA, T. C. N. Um estudo de conceitos do Sistema de Numeração Decimal por alunos do 4º ano do Ensino Fundamental mediante o uso de jogos. 2014. 106f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2014.

Título: Um estudo de conceitos do Sistema de Numeração Decimal por alunos do 4º ano do Ensino Fundamental mediante o uso de jogos 

Data da defesa: 25/04/2014

Autor: Thaís Coêlho do Nascimento Silva

Orientador: Prof. Dr. José Luiz Magalhães de Freitas

RESUMO

O objetivo dessa pesquisa é investigar conhecimentos de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública referente ao sistema de numeração decimal (SND). Para tanto, analisamos conceitos e propriedades mobilizados pelos alunos observados, por meio da análise de registros utilizados durante atividades com jogos, com base na teoria Registros de Representação Semiótica de Duval. Durante a realização desses jogos analisamos registros numéricos, registro da língua natural, bem como representações próprias dos alunos nos cálculos realizados. Como metodologia de pesquisa nos valemos da Engenharia Didática, descrita por Artigue, sendo composta de quatro fases: análises preliminares, análise a priori, experimentação e análise a posteriori. Inicialmente foi feito um estudo de contribuições e limitações a respeito dos jogos e quais contribuições podem trazer para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. Analisamos também alguns tipos de jogos a serem utilizados ou adaptados para a pesquisa. A fase experimental da pesquisa se realizou em uma escola municipal da cidade de Campo Grande/MS. Como resultados, podemos afirmar que além do registro numérico ensinado pela escola, algumas crianças utilizaram registros próprios para manipulação dos pontos obtidos nos jogos em que estiveram envolvidas. Constatamos ainda que os alunos muitas vezes trabalham com a representação do número em seu registro numérico sem compreensão das propriedades do sistema de numeração decimal.

Palavras-chave: Ensino Fundamental; Jogos; Sistema de Numeração Decimal; Representações Semióticas.

CLIQUE PARA ABRIR A DISSERTAÇÃO

Voltar ao topo