SILVA, C. A. Práticas de um professor de matemática em contexto multicultural. 2011. 134f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2011.

Título: Práticas de um professor de matemática em contexto multicultural

Data da defesa: 2011

Autor: Claudia Angela da Silva

Orientador: Prof. Dr. Luiz Carlos Pais

RESUMO

Esta pesquisa visa discutir as práticas de um professor de matemática em contexto multicultural, especificamente um docente indígena da etnia Guarani, que leciona numa escola indígena localizada no Sul de Mato Grosso do Sul. O objetivo é analisar as práticas do docente indígena em relação aos procedimentos metodológicos e conceituais implementados nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, com foco no conteúdo de números e suas operações. As fontes de dados são constituídas por cadernos de estágio do docente indígena, do curso Normal médio e da licenciatura indígena; observação direta de aulas nos anos finais do Ensino Obrigatório; fotografias do quadro e dos cadernos; e entrevistas. A intenção subjacente ao objetivo norteador da pesquisa é refletir e compreender as práticas deste docente nos diferentes níveis de escolaridade do Ensino Fundamental. O referencial teórico adotado é a Teoria Antropológica do Didático constituído por alguns conceitos propostos por Yves Chevallard e compartilhada por outros autores para interpretar as atividades matemáticas, a partir de um viés antropológico. Para complementar esse referencial, são usadas noções de conteúdo, disciplina e cultura escolares, conforme proposta de André Chervel na História das Disciplinas Escolares. A pesquisa é qualitativa, sendo que foi realizado análise documental e observação das aulas do professor indígena. Nesta pesquisa, observou-se que alguns procedimentos do docente estão relacionados com a cultura escolar, com algumas escolhas e métodos diferentes dos anos iniciais para os anos finais do Ensino Fundamental. Outra questão observada é que, de maneira geral, o docente procura contextualizar os conteúdos, de forma que os estudantes possam utilizá-los no seu cotidiano, fora da sala de aula, e que algumas técnicas podem ser exploradas em diferentes etapas do Ensino Fundamental. Destaca-se também a forte influência da língua guarani e a técnica didática do professor traduzir os conceitos matemáticos para o guarani, de modo a facilitar a compreensão dos estudantes.

Palavras-chave: Educação Matemática, Práticas docentes, Ensino Fundamental.

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