Título: Análise da prática pedagógica de uma professora indígena voltada para a Geometria no Ensino Médio
Data da defesa: 18/12/2013
Autor: Cintia Melo dos Santo
Orientador: Prof. Dr. José Luiz Magalhães de Freitas
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo investigar aspectos didáticos e matemáticos valorizados por uma professora indígena ao ensinar geometria plana e espacial para uma turma do 3º ano do ensino médio, em uma escola indígena estadual do município de Dourados, em Mato Grosso do Sul. Para investigar a prática da professora em sala de aula, utilizamos concepções da etnografia como prática escolar que possibilitou trazer para este trabalho considerações sobre o meio em que a pesquisa está inserida, como as perspectivas da educação escolar indígena e algumas técnicas da etnografia, como as entrevistas semiestruturadas e a observação participante. Como referencial teórico, recorremos a noções da Teoria Antropológica do Didático, as quais possibilitaram observar, descrever e analisar os aspectos didáticos e matemáticos mobilizados pela professora, bem como, as condições e restrições que influenciaram a prática da professora. Os principais resultados dessa pesquisa apontam que a prática da professora indígena, está pautada numa organização didática clássica, com tendência a se aproximar da abordagem tecnicista, com mínimos aspectos teórico-tecnológicos, bem como, a dificuldade de trabalhar em uma perspectiva intercultural, permanecendo no plano das intenções, apesar da instituição escolar estar localizada numa aldeia indígena. Além disso, foi observado que, as condições e restrições em nível da escola se mostraram determinantes nas escolhas matemáticas e didáticas da professora.
Palavras-chave: Base de conhecimentos para o ensino; Professor iniciante; Funções; Organização Matemática; Organização Didática.
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