PAULA, A. F. Mobilização e articulação de conceitos de geometria plana e de álgebra em estudos da geometria analítica. 2011. 175f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2011.

Título: Mobilização e articulação de conceitos de geometria plana e de álgebra em estudos da geometria analítica.

Data da defesa: 2011

Autor: Adnilson Ferreira de Paula

Orientador: Profa. Dra. Marilena Bittar

RESUMO

Esta pesquisa tem como objetivo principal investigar a mobilização e articulação de conceitos de Geometria Plana e de Álgebra em estudos da Geometria Analítica por alunos de um curso de Licenciatura em Matemática. Para tanto elaboramos uma sequência de atividades, fundamentada nos princípios da Engenharia Didática e embasadas na Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Com a intenção de provocar e favorecer conversões entre registros utilizamos, na aplicação da sequência, o software Grafeq, além do papel e lápis. Os dados utilizados para análise foram coletados a partir da observação de escrita, áudio e vídeo dos alunos atuando durante a sequência didática realizada em um laboratório de informática. Foram analisados os protocolos de quatro acadêmicos. Os resultados obtidos permitem concluir que os acadêmicos apresentaram dificuldades tanto no tratamento quanto na conversão entre registros. As conversões entre os registros não ocorreram de forma imediata, e observamos dificuldades de tratamento praticamente em todos os conceitos trabalhados. Foi possível perceber que as retroações oferecidas pelo software foram fundamentais para que os acadêmicos manifestassem algum tipo de evolução em suas estratégias.

Palavras-chave: Geometria Analítica. Representação Semiótica. Sistemas de Inequações. Software Grafeq.

CLIQUE PARA ABRIR A DISSERTAÇÃO

Voltar ao topo