GREGIO, B. M. A. Formação Continuada de Professores e Pesquisa-Formação: possibilidades e dificuldades na formação de professores para uso de tecnologias no ensino da Matemática. 2012. 334 p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2012.

Título: Formação continuada de professores e pesquisa-formação: possibilidades e dificuldades na formação de professores para uso de tecnologias no ensino da matemática

Data da defesa: 17/09/2012

Autor:  Bernardete Maria Andreazza Gregio

Orientador: Profa. Dra. Marilena Bittarof. Dr. Luiz Carlos Pais

RESUMO

A presente tese teve por objetivo geral vivenciar um processo de pesquisa-formação, analisando o seu potencial da aplicação para a formação continuada em serviço de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental para o uso de tecnologias no ensino da Matemática em uma escola da rede pública estadual de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Para tanto, os seguintes objetivos específicos foram assim delineados: identificar e analisar as necessidades formativas de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental para o ensino da Matemática; identificar e analisar a formação dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental para o uso de tecnologias e investigar o uso que professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental fazem das tecnologias para o ensino da Matemática. A pesquisa
pretendeu responder a pergunta investigativa: como uma formação continuada em serviço, a partir de um grupo de pesquisa-formação pode contribuir para a integração de tecnologias no ensino da Matemática? A pesquisa assumiu abordagem qualitativa com delineamento descritivo-explicativo e possui duas fases de coleta de dados: a) realização de uma entrevista semiestruturada; b) acompanhamento das discussões do grupo em 34 encontros quinzenais no lócus escolar com a participação de seis docentes. Nessa fase, utilizamos diferentes instrumentos: observação, questionário de avaliação, caderno de anotações das professoras e caderno de campo da pesquisadora. A análise dos dados da primeira fase se deu mediante análise de conteúdo e na segunda fase, as categorias de análise foram preestabelecidas com base no referencial teórico. Como referencial teórico, foram utilizadas a teoria da instrumentação, formação docente, formação reflexiva, pesquisa-ação e pesquisa-formação.
Por meio da inter-relação dos dados presentes na entrevista semiestruturada e no processo de pesquisa-formação com o grupo ao longo de dois anos letivos (2009-2010), obtemos os seguintes resultados: o longo processo de pesquisa-formação, vivenciado pelas participantes do grupo, possibilitou o tempo e as atividades necessárias para que as docentes refletissem sobre a prática pedagógica, sobre o processo de ensinar e o de aprender dos seus alunos na perspectiva do professor reflexivo e da integração de tecnologias, como instrumento que possibilita a aprendizagem Matemática. O processo formativo por meio da pesquisa-formação aponta a ressignificação do conceito de ângulo e a emergência do processo de gênese instrumental das participantes. A dinâmica do grupo de pesquisa-formação trouxe indicadores de que o caminho trilhado propiciou o interesse, o envolvimento das professoras e estimulou o questionamento e a reflexão na busca de soluções efetivamente importantes para a formação docente e a construção do saber.

Palavras-chave:

  1. Gênese instrumental 2. SuperLogo 3. Ensino da geometria 4. Formação de professores em serviço.

CLIQUE PARA ABRIR A DISSERTAÇÃO

Voltar ao topo