FILHO, F. S. Análise textual: outro olhar sobre a análise de livros didáticos. 2017. 86f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2017.

Título: Análise textual: outro olhar sobre a análise de livros didáticos

Data da defesa: 17/03/2017

Autor: Florisval Santana Filho

Orientador: Profa. Dra. Marilena Bittar

RESUMO

Esta dissertação tem por objetivo apresentar um método que nos permite investigar o modo como um conteúdo matemático é abordado em livros didáticos: a análise textual, proposta por Dormolen (1986). Essa teoria se baseia na ideia de núcleos que são expressões gerais e que abordam o conhecimento matemático presente no livro didático, além de influenciarem o modo como o aluno compreende o conteúdo matemático. Os núcleos podem ser classificados de acordo com as características por eles apresentadas (teórico, heurístico, restritivo, algorítmico e comunicativo). A partir dessa classificação foi possível observar o tipo de linguagem que eles possuíam (ostensiva, relacional e funcional), o tipo de ação que os signos utilizados poderiam provocar nos alunos (símbolo ou sinal), a maneira em que os núcleos estavam dispostos no texto analisado (sequenciamento) e de que forma a aprendizagem de um desses elementos pode contribuir para a compreensão de outros núcleos (condicionamento conceitual). Metodologicamente, seguimos alguns passos da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Durante o estudo, foi possível perceber o uso diversificado de linguagens, principalmente da funcional e da relacional, tendo ainda sido encontrado um maior número de núcleos heurísticos em relação aos algorítmicos, bem como se verificou que os do tipo teórico estão distribuídos ao longo do texto.

Palavras-chave: Análise de livros didáticos; Análise textual. Núcleos.

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